quarta-feira, 3 de março de 2021

ANTÔNIO GILBERTO DA SILVA

 


O Pr. Antônio Gilberto, homem de caráter e testemunho ilibados, moderador, humilde e dotado de um espírito piedoso como poucos, conhecido entre outros honrosos títulos, como Doutor, Mestre, Apóstolo da Escola Dominical, final um ícone do ensino teológico pentecostal. 


Professor, pedagogo, educador, teólogo, escritor, articulista de periódicos evangélicos, comentarista de lições da Escola Bíblica Dominical e pastor das Assembleias de Deus.

Nascido na cidade de Várzeas (RN) no dia 7 de junho de 1929, Antônio Gilberto da Silva, era filho do casal Manoel Monteiro da Silva e Francisca Augusta da Silva, o caçula de uma família fortemente católica. Ele teve sete irmãos, sendo um deles o pastor José Apolônio da Silva, de saudosa memória.

Converteu-se ao evangelho aos 14 anos, numa pequena congregação da Assembleia de Deus em Jundiá (RN). Três anos depois, em 1948, ingressou na cidade de Natal (RN), na Marinha de Guerra, e no mesmo ano, foi transferido para o Rio de Janeiro. Passou para a reserva em 17 de fevereiro de 1978.

Em 29 de agosto de 1953, casou-se com Iolanda Valente Silva, e desta união nasceram quatro filhos: Isaque, Ismael, Gil e Ismar.

Licenciado em Teologia, ele obteve seu bacharelado em Letras e Pedagogia na Faculdade de Artes Liberais da Universidade SUAM (Rio de Janeiro). Em 2001, obteve seu mestrado em Educação na BIOLA University, nos Estados Unidos. Falava fluentemente o inglês e conhecedor dos idiomas bíblicos, hebraico e grego.

Pastor Antônio Gilberto teve sua formação cristã iniciada na Assembleia de Deus de Natal (RN), e posteriormente no Rio de Janeiro. Em 1952, recebeu o batismo no Espírito Santo, numa congregação da AD da Penha (RJ). Na AD de São Cristóvão (RJ), foi separado como presbítero pelo missionário Nels Julius Nelson, e nessa igreja recebeu o encargo da reestruturação da escola dominical e iniciou sua carreira como ensinador da Bíblia. Nessa época, começaram a aparecer, nos periódicos da CPAD, artigos bíblicos e teológicos em colunas assinadas por ele, o que aconteceu durante o seu ministério.

Começou a sua carreira como professor no Instituto Bíblico Pentecostal (IBP), em 1962, e foi 2º vice-presidente dessa instituição teológica. Suas cadeiras foram: Bibliologia, Religiões e Seitas Falsas, Teologia Sistemática, entre outras.

Depois de um período de três anos cooperando na Escola Dominical da AD de Rio Comprido (RJ), onde seu irmão, José Apolônio, pastoreava, mudou-se para a AD de Cordovil, em 11 de junho de 1974, aonde chegou a exercer o cargo de 1º vice-presidente.

Trabalhando na CPAD, ele fundou, em 1974, o Departamento de Escola Dominical e o CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical), do qual foi coordenador durante anos, atuando também como professor de teologia.

Em 1976, ano em que foi ordenado pastor (em 25 de julho), pastor Bernhard Jonhson Jr. convidou-o para fazer parte do projeto da EETAD. Devido à sua experiência na área pedagógica e no magistério, chefiou a equipe redatorial que desenvolveu o currículo do Curso Básico de Teologia da EETAD, e desde então continuou dando assistência nesta área, exercendo funções na diretoria da EETAD, FAETAD e ABEM.

Além dessas funções, Antônio Gilberto atuou como membro do Conselho Mundial de Evangelismo do Congresso de Lausanne (Suíça), membro da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil e membro, desde 1999 da diretoria da Universidade Global das Assembleias de Deus, com sede em Springfield (EUA), onde fez parte do corpo docente, trabalhando no desenvolvimento curricular.

Exerceu o cargo de diretor de Publicações da CPAD de 1989 a 1992, e nessa mesma época começou a trabalhar como editor da versão brasileira da Bíblia de Estudo Pentecostal, lançada em 1995.

Em 1996, tomou posse na Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), e no ano seguinte, 1997, foi contratado pela CPAD como seu consultor doutrinário e teológico.

Pastor Antonio Gilberto, viajou muito, ensinando em escolas bíblicas de igrejas, convenções e instituições no Brasil e no exterior. Ele realizava seus próprios seminários de curta duração sobre Doutrinas Fundamentais, Bibliologia, Obreiros, Escola Dominical, Família, Liderança Cristã e Verdades Bíblicas Pentecostais.

Ex-cientista da NASA, a agência espacial americana, o pastor Antônio Gilberto, era membro da Casa de Letras Emílio Conde. Seu primeiro livro “A Prática do Evangelismo Pessoal” foi inspirado quando estava bastante envolvido nos trabalhos da Escola Dominical e cultos de pregação ao ar livre. Outras obras são: "Mensagens, Estudos e Explanações em 1 Coríntios", "O Calendário da Profecia", "O Fruto do Espírito" (escrito e publicado em inglês na Bélgica, e lançado em 2004 no Brasil, pela CPAD), "A Bíblia: o livro, a mensagem e a história", "Verdades Pentecostais", "A Bíblia através de séculos", "Crescimento em Cristo", “Bibliologia”, “Escatologia Bíblica”, “Daniel e Apocalípse” e "Manual de Escola Dominical", sendo este último o seu maior best-seller, com mais de 200 mil exemplares vendidos. Em outubro de 1997, ele recebeu da Abec (Associação Brasileira de Editores Cristãos) o prêmio Personalidade Literária. Era uma das maiores personalidades da literatura no Brasil.

Ele teve também dezenas de artigos publicados, durante muitos anos, em periódicos evangélicos do Brasil, Portugal e Estados Unidos. Atuou também como comentarista das Lições Bíblicas da Escola Dominical, publicadas pela CPAD, e teve também dezenas de estudos apostilados, sobre os mais variados temas bíblicos e afins, para seminários e igrejas.

Na CGADB, além de participar como preletor de estudos bíblicos e de ELADs (Encontro de Líderes das Assembleias de Deus, Antônio Gilberto exerceu o cargo de 1º Secretário da Junta Executiva da Convenção Geral, em 1977. Foi membro do Conselho de Doutrina, em 1979, e do Conselho de Educação e Cultura Religiosa.

Após um período enfermo, aprouve o Senhor em Sua soberania recolher ao descanso eterno o querido pastor Antonio Gilberto, fato ocorrido as 15 horas do dia 30 de julho de 2018. O culto memorial foi realizado no Templo-Sede da Assembleia de Deus Ministério de Cordovil – Rio de Janeiro, sob a direção do pastor Francisco José da Silva. Vários pastores e líderes assembleianos estiveram presentes no velório, entre os quais, José Wellington Bezerra da Costa (Presidente do Ministério do Belém – SP e do Conselho Administrativo da CPAD), José Wellington Costa Júnior (Presidente da CGADB), Paulo Carvalho Ribeiro (Presidente da CEADER), Terry Johnson (Presidente do Ministério Bernhard Johnson), Kemuel Sotero Pinheiro (líder da AD de Aribiri – Vila Velha – ES), Simoni Hélio de Moraes (líder da AD em Belo Horizonte – MG), Elizeu Menezes de Oliveira (líder da ADIG - Ilha do Governador – Rio de Janeiro), Silas Malafaia (líder da AD Vitória em Cristo – Penha – RJ), Elienai Cabral, Claudionor Correia de Andrade, o Diretor Executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza e muitos outros.

FONTE – BLOG JACÓ SANTIAGO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É NADA, PARA SE OBTER A SALVAÇÃO, SE FAZ NECESSÁRIO AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO. AQUELE QUE BUSCA A DEUS, TEM CERTAMENTE A SUA PROTEÇÃO E OSENHOR O GUARDARÁ DE TODO MAL. ESTE É O BLOG NÚMERO 82 DO SUBTENENTE JOATA MARIA, MOSSORÓ, QUE VAI DESTACAR OS FATOS EVANGÉLICOS DAS IGREJAS EVANGÉLICAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

ANTÔNIO GILBERTO DA SILVA

  O Pr. Antônio Gilberto, homem de caráter e testemunho ilibados, moderador, humilde e dotado de um espírito piedoso como poucos, conhecid...